Principais raças de ovinos e suas aptidões.

Abordaremos, nesse texto, quais são as principais raças de ovinos criadas no Brasil e quais são as suas especialidades.
Raças especializadas na produção de lã fina:
Merino Australiano
É uma raça que apresenta uma  de excelente qualidade e elevado valor econômico, destinada à fabricação de tecidos finos. Adapta-se, perfeitamente, às condições de alta temperatura e vegetação pobre, em vista de seu pequeno porte e volume muito fino e denso, que funciona como verdadeiro isolante térmico. Não tolera, por razões óbvias, excessiva presença de umidade.
Ideal ou Polwarth
Raça originária da Austrália, tem uma excelente capacidade de produzir lã, aliada à produção de carcaças de bom desenvolvimento. Possui grande adaptabilidade às condições menos favoráveis de meio ambiente, como solos pobres, desde que a umidade relativa do ar seja baixa.
Raças especializadas na produção de carne:
Lanadas:
Este grupo de raças é mais exigente em termos de nutrição e ambiente em geral, adaptando-se melhor às criações mais intensificadas. Exige boas pastagens e suplementação alimentar nos períodos de carência. Uma forma de aproveitar o potencial produtivo das raças de carne, onde o ambiente não possibilitar sua criação em estado de pureza racial, seria o cruzamento industrial com raças mistas ou produtoras de lã fina, deslanadas ou sem raça definida.

Hampshire Down
Essa é uma raça inglesa, do conhecido grupo das “caras negras”, expandiu-se bastante, em determinadas regiões do Brasil, tendo se adaptado bem, dentro das condições de meio ambiente.

Suffolk
Trata-se, também, de uma raça inglesa, pertence ao mesmo grupo das “caras negras” e, da mesma forma, adaptou-se bem ao Brasil, nas regiões de ambiente favorável, com clima ameno e alta disponibilidade de alimentos.
Ile de France
Raça de origem francesa, adaptou-se bem às nossas condições, apresentando excelente fertilidade e cordeiros com ótima velocidade de crescimento.
Deslanadas
Apesar de o Brasil possuir, em quase toda a sua extensão, condições para criação de raças lanadas (com exceção das áreas quentes e úmidas), as raças deslanadas apresentam destaque, sobretudo, na região nordestina.

Morada Nova
Essa raça foi formada no Brasil e se mostra muito adaptada, oferecendo bons resultados na pastagem. Apresenta excelentes índices de produtividade, especialmente no que diz respeito à reprodução. Em geral, são animais de coloração marrom ou branca, muito dóceis, que se deixam manejar com grande facilidade.
Santa Inês
Essa raça também teve sua origem no Brasil, é uma raça leiteira de origem italiana. Por ser ótima produtora de leite, é, em decorrência, excelente mãe, capaz de desmamar cordeiros muito saudáveis, com bom peso. São ovinos que suportam bem o manejo extensivo, com boa produtividade.
Raças especializadas na produção de pele:

Karakul
Pertence ao grupo de ovinos de cola gorda, característica dos animais que vivem determinados períodos sob intensa carência alimentar. A pele que apresenta alto valor é a do cordeiro recém-nascido, conhecida como astracã.
Raças especializadas na produção de leite:
O leite ovino apresenta excelentes características para a fabricação de queijos finos. Apesar do seu maior conteúdo em proteína e gordura, comparativamente, entre tantos outros, ao leite de cabra, o potencial de produção da ovelha é muito menor, com um período de lactação, que se situa ao redor de cinco meses, e uma produção média diária ao redor de 1,0 Kg. Destacam-se neste grupo as raças Lacaune, Bergam´acia, Wilstermarch. A raça Santa Inês poderia sofrer um processo de seleção para a produção de leite, considerando seu potencial inato

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s