Os cuidados com a febre do leite.

A Hipocalcemia ou eclâmpsia pode ocorrer das 24 horas antes do parto até uns 2 dias após o mesmo.

Esta doença é gerada por um aumento muito grande na demanda de cálcio, que ocorre porque a musculatura da vaca durante o parto gasta muito cálcio e além disto temos uma drenagem via leite.

Na vaca que já está parida a muito tempo o cálcio que falta no sangue geralmente vem dos ossos, mas na vaca amojando ele normalmente vem só da alimentação.

Portanto existem duas formas de forçar o osso da vaca a liberar cálcio para ela mesmo antes do parto, evitando que ele falte na hora H, pois só o da alimentação não irá assegurar toda a necessidade.

A primeira é suprimir o cálcio algumas semanas antes do parto, isto levará o osso a liberar o cálcio para o sangue e quando a vaca parir a via de entrega de cálcio osso-sangue já estará funcionando. A grande desvantagem é que no sal mineral existem outros nutrientes que seriam necessários

A segunda forma é darmos uma ração com muitos Ânions, geralmente isto é conseguido com a adição de sulfato de cálcio a uma ração. Encontramos estas rações prontas no comércio. A ração pré-parto como muitos chamam acaba por mobilizar o cálcio do osso mesmo se o cálcio da dieta estiver alto, portanto neste caso não a risco de haver eclâmpsia mesmo que a vaca esteja comendo mineral.

Outro ponto importante é que geralmente estes concentrados pré-parto são carregados de minerais e vitaminas, portanto se usá-los não haverá nescessidade de usar sal mineral e ele até não é indicado pois o sal contido no sal minetal acaba inflamando muito o ubere da vaca.

Expliquei tudo isto para dizer que não é só cortar o mineral e esperar que esteja tudo bem . É importante que o animal esteja comendo pelo menos uns 2 quilos da ração pré parto para que possamos fazer isto. O concentrado pré-parto deve ser mantido até umas 2 semanas pós parto e depois diminuído gradativamente.

Para finalizar não devemos fazer a esgota completa do colostro nas primeiras 24 horas de parida da vaca. Retirar apenas a metade do leite da vaca funciona como um seguro, para evitar que a drenagem do cálcio via leite seja maior que o organismo da vaca tenha capacidade de suprir.

Qualquer dúvida me contatem que ajudarei a resolver.

Whatts app 062998645482 Cicero

whatts app 011970484601 Agrovitta


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s