NA REPRODUÇÃO DE CAPRINOS COMO ESCOLHER BODES E CABRAS .

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A escolha das matrizes (cabras) e dos reprodutores (bodes) que serão utilizados é importante tanto para a aquisição de caprinos quanto para a seleção daqueles nascidos na propriedade e que entrarão no programa de acasalamento ou serão vendidos. É necessária uma definição bastante clara dos objetivos e das condições de infraestrutura e de recursos do criatório, para que se possam estabelecer metas, traçando o perfil do animal necessário.

Bodes
O número de fêmeas acasaladas por um bode reprodutor depende do sistema de cobertura, existindo informações de bodes que chegaram a acasalar com 80 e até mesmo 100 fêmeas em um ano, em monta natural controlada, embora os números observados de uma forma geral sejam bem menores que esses. Além disso, só se deve colocar um número elevado de fêmeas com um único reprodutor se ele for comprovadamente melhorador, sob pena de obter crias inferiores às mães.
O bode é um componente fundamental da reprodução, e deve ter algumas características positivas indispensáveis para que possa desempenhar adequadamente seu papel na monta, garantindo alta fertilidade, e também para que seus descendentes possam ter boas características. Devem ser verificados os seguintes aspectos:
1. Presença de testículos simétricos e firmes dentro da bolsa escrotal.
2. Ausência de alterações penianas e prepuciais.
3. Boa libido.
4. Ausência de doenças.
Cabras
Já as cabras também merecem atenção para a fase de reprodução, já que, sem um bom desempenho dessa categoria animal, o manejo reprodutivo será um fracasso. Algumas características que precisam ser observadas para se garantir alta taxa de natalidade:
1. Úbere bem inserido;
2. Bons cascos e aprumos;
3. Aspecto feminino;
4. Ausência de doenças; e
5. Histórico negativo de aborto.

A quantidade de reprodutores a serem mantidos no plantel é a seguinte: no caso de animais jovens, até dois anos de idade, um macho para cada 25 fêmeas (1:25); para reprodutores mais experientes, um macho para 35 fêmeas (1:35). Essa proporção garantirá que a cobertura seja eficiente, em termos de concepção. A vida útil de um bode como reprodutor é de aproximadamente 10 anos

2 comentários sobre “NA REPRODUÇÃO DE CAPRINOS COMO ESCOLHER BODES E CABRAS .

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s