Como cuidar de infecções no casco de equinos.

em

Imagem relacionadaAs claudicações, no cavalo, apresentam-se, num primeiro sinal, com o pus no casco (palma). Essa é uma das maiores causas desse mal. Normalmente, uma ferida perfurante, causada por um objeto pontiagudo, como um prego, por exemplo, é o que desencadeia a infecção.

Uma dor intensa se inicia, provocada pela pressão interna, entre o casco e a taipa, sendo que essa estrutura rígida impede que o inchaço seja externo. Essa dor pode ser comparada àquela que se sente quando há uma farpa ou espinho sob a unha.

O animal deixa de apoiar o membro afetado, mesmo quando em descanso. Ao evoluir a infecção, percebe-se maior acumulação de pus. Em geral, a região infectada fica mais quente do que as outras e é visível a pressão sobre as artérias que irrigam a pata doente. Percebe-se o membro enfartado, por cima do boleto.

O que se recomenda, é que, ao primeiro sinal de ferida perfurante no casco, o médico veterinário seja informado, o mais rápido possível, para que se evite a evolução para infecção, e se possa minimizar o sofrimento do animal. Ele, certamente, saberá conduzir o tratamento adequado.

Num primeiro momento, recomenda-se o uso de cataplasmas ou feltros embebidos em sulfato de magnésio ou de sódio.

Com a intervenção do veterinário, muitas vezes, ao remover-se a “camada” de palma que bloqueia a drenagem do pus, nota-se um alívio quase imediato da dor. Por vezes, a pressão é tão grande que este pus vaza pelo orifício aberto e chega a borbulhar. Esse orifício de drenagem pode então ser instilado com diversas soluções anticépticas, para que se crie um ambiente que dificulte a sobrevivência e reprodução de bactérias, especialmente as do tipo anaeróbico (as que não necessitam de oxigênio para sobreviver), presentes nas infecções de casco.

Resultado de imagem para doença de casco em equinos

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s