Muitos são os cuidados com o bezerro após o nascimento, entretanto o mais importante deles é o fornecimento de colostro, a primeira secreção ou primeiro leite da vaca. O colostro tem uma composição um pouco diferente do leite, apresentando menores teores de lactose, mas maiores teores de gordura, sólidos totais, minerais e vitaminas, e principalmente proteína. O maior teor de proteína do colostro se deve principalmente ao maior teor de imunoglobulinas (Ig), ou anticorpos.
O produtor deve sempre fornecer o primeiro colostro uma vez que a concentração de anticorpos se reduz conforme as ordenhas. A formação de um banco de colostro na fazenda garante a disponibilidade de colostro de boa qualidade e em quantidade suficiente. A conservação em geladeira pode ser feita durante até uma semana sem que haja redução na qualidade. A conservação em freezer, mais utilizada em fazendas leiteiras, pode ser feita por até um ano sem redução na qualidade. O colostro deve ser congelado em porções que facilitem o descongelamento, geralmente 1 ou 2 litros, e o descongelamento deve ser feito lentamente, em água com temperatura de até 50º C ou em microondas em baixa potência, sempre retirando o que for descongelando para evitar superaquecimento.
O fornecimento prolongado de colostro e/ou leite transição tem se mostrado benéfico. Apesar de não haver absorção após 24-36 horas do nascimento, ocorre uma proteção local contra agentes patogênicos, devido à presença de imunoglobulinas.