O peso e a taxa de desmame são índices importantíssimos na fase de cria.

Todo pecuarista deve ter em mente que o grande objetivo da fase de cria na atividade pecuária é manejar os bezerros para que vivam com saúde, e cheguem ao desmame com o maior peso possível. Para isso, deverá levar em conta, basicamente, dois índices zootécnicos: a taxa de desmame e o peso à desmama.

A taxa de desmame é de grande importância, porque o custo de manutenção e produção de uma vaca é pago pelo bezerro desmamado. Se o bezerro morre, o prejuízo é inevitável: o pecuarista teve uma vaca ocupando espaço, consumindo alimentos e medicamentos, exigindo manejo, durante um ano, sem trazer retorno algum. Além disso, é preciso lembrar o investimento feito no próprio bezerro, que varia conforme a idade de sua perda.

O segundo índice, peso à desmama, deve ser analisado sob dois aspectos. Primeiro, bezerros mais pesados ao desmame têm mais facilidade para se adaptar à recria, e estarão em condições de atingir a fase de terminação mais rápido. Segundo, se a vaca teve um custo de manejo e seu bezerro pesa pouco ao desmame, o pecuarista estará despendendo recursos, mas obtendo um resultado inferior. O peso à desmama é fundamental para que a cria atinja, o quanto antes, o peso de abate, ou o primeiro serviço com menor idade possível.

Para fazer seu rebanho alcançar altas taxas de desmame e o máximo peso possível à desmama, o pecuarista deve conhecer os principais fatores críticos à produtividade do rebanho: a estacionalidade de produção de pastagens, o potencial genético do rebanho e as condições de saúde dos animais.

Resultado de imagem para bezerro de corte

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s