Pastagem de capim mombaça eleva produção de leite, em Morrinhos (GO).

Embrapa orienta fazendeiros sobre cultivo da planta e dá dicas de economia.
Pecuarista afirma que houve aumento de 80% na produtividade de cada vaca.

Um projeto da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) tem contribuído com o aumento da produção de leite, na zona rural de Morrinhos, região sul do estado. O programa “Balde cheio” ensina como cultivar o capim mombaça, o que consequentemente eleva a produtividade do gado leiteiro.

Depois de ter plantado mais de um hectare do capim, o produtor rural Antônio Eduardo Sobrinho está comemorando os resultados. Ele afirma que atualmente retira, diariamente, 140 litros de leite por animal, 60 litros a mais em relação ao período em que o gado se alimentava com outro tipo de planta.

“Esse tipo de pasto compensa bastante, pois o custo é menor e a lucratividade e qualidade são maiores. Mesmo sendo uma pequena área, consigo ter bons rendimentos durante todo o ano. Montei um sistema de irrigação que deixa o mato verde sempre. Ele é abastecido pela represa que fica próxima do pasto”, conta o fazendeiro Antônio Eduardo Sobrinho.

Ele ainda revela que pensou em desistir das criações por causa de prejuízos anteriores. “Tinha pensado em parar com a criação de gado leiteiro. Antes minhas vacas produziam no máximo cinco litros cada uma e, com isso, acabava tendo prejuízos. Porém, hoje elas chegam a produzir até 20 litros. Esse capim melhora bastante a produção”, afirma o pecuarista Antônio Eduardo.

O agrônomo Jânio Matias explica por que o capim mombaça pode ser melhor que os outros. “Esse é um capim melhorado, mais resistente e mais produtivo, seja em pastos rotacionados ou irrigados. Ele é muito usado na produção de leite porque tem uma lotação animal muito alta”, ressalta o especialista.

Além de oferecer orientações sobre como cultivar capim, o programa “Balde cheio” ensina os pecuaristas controlarem os investimentos. “Passamos um programa de informática aos produtores de leite que possibilita o recebimento dos dados de receita e as despesas. Todo mês é emitido o relatório com todos os lucros e gastos”, explica o veterinário e técnico da Embrapa Wesley de Melo Cruvinel.

Informações retiradas do G1.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
close-alt close collapse comment ellipsis expand gallery heart lock menu next pinned previous reply search share star