Técnicas e segredos da criação de gado para corte.

gado-nelore-450x337Uma das atividades mais lucrativas do setor agropecuário, a criação de gado para corte exige alguns cuidados especiais, como a nutrição animal, por exemplo.

Além da nutrição animal, a criação de gado para corte pede grandes pastos, clima favorável, água e cuidados veterinários.

Trabalhar com pecuária de corte coloca o produtor em diversos momentos importantes da criação de gado, como criação, recria, engorda e até mesmo o abate dos animais.

CRIAÇÃO: A criação é a atividade que compreende o processo de reprodução dos animais, cuidados pré e pós natal (durante o período de amamentação) para a produção de bezerros e bezerras e a venda dos bezerros, logo após o desmame. O criador deve possuir os melhores touros, vacas e novilhas, todos em ótimas condições e na melhor idade para e reprodução. Deve ser preocupação constante do criador tentar melhorar, sempre, o padrão dos animais produzidos, através de qualquer método que se faça necessário, como a introdução de melhores animais no rebanho ou a utilização da inseminação artificial.

RECRIA: Após o desmame, inicia-se a segunda fase da produção dos animais de corte, que é a recria, ou seja, o período seguinte ao desmame até a fase adulta ou de término do desenvolvimento do animal, que estará em idade de acasalamento. Em geral (quase sempre) esta atividade é desenvolvida pelos produtores que atuam no processo de criação, a fase anterior já mencionada. É uma fase muito importante pois o bom desenvolvimento dos animais depende dos cuidados dispensados e da alimentação fornecida durante esta fase. Sem que o seu desenvolvimento seja bem feito, o processo de engorda poderá ficar comprometido.

ENGORDA: A fase da engorda é o período em que os bovinos são submetidos a uma alimentação específica para ganho de peso, para que produzam mais carne e de melhor qualidade. Nesta fase, deverá ser fornecida uma ração ou regime alimentar apropriado para o ganho de peso e para que a qualidade da carne seja a melhor possível. Os rebanhos de engorda podem ser constituídos de animais adultos, novilhos de mais de 2 anos, bezerros desmamados e garrotes.

O produtor precisa planejar a criação de gado para corte, em cada etapa. Não é vantajoso para pecuaristas apenas soltar o gado no pasto.

É importante cuidado com a nutrição animal, controle zootécnico para garantir a qualidade e a produtividade.

O uso de tecnologia e controles modernos de produção tem beneficiado a criação de gado para corte e feito com que o produtor tenha sucesso e atendido as exigências do mercado.

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s