Veja Como Eliminar as Moscas-dos-Chifres de Maneira Eficaz.

20141028105220-1024x768As moscas-dos-chifres são pequenos parasitas que medem até 4 mm e tanto o macho quanto a fêmea afetam os animais. Hospedam-se principalmente em bovinos e bubalinos com preferência por animais de raça europeia e seus cruzamentos, machos e de pelagem escura. Podem parasitar também os equinos, ovinos e até o homem dependendo do nível de infestação das propriedades.

Essas moscas podem ser encontradas ao longo do dorso, laterais, abdômen e membros do seu hospedeiro aos milhares, pois essas regiões ficam fora do alcance do movimento da cabeça e cauda dos animais, que são meios utilizados na tentativa de se livrar dos parasitas.

Suas picadas são dolorosas, e ainda se alimentam de 20 a 30 vezes por dia. Grandes quantidades deste parasita causam intensa irritação e desconforto aos animais, podendo provocar feridas devido a sua nutrição, atraindo assim outras moscas como as causadoras de miíases. Há também o potencial de transmissão de outras doenças.

A infestação dessa mosca gera grande estresse aos animais, que na tentativa de se livrar dos parasitas se debatem, gastando energia, reduzindo assim o tempo de pastejo, consequentemente diminuindo a produção. Há relatos de queda na produção de leite e de carne. Além disso, um dado de grande importância é a redução na porcentagem de prenhez. Bianchin, 2002, relata que animais devidamente tratados tiveram uma taxa de prenhez 15% maior que animais não tratados.

Outro prejuízo causado por esta mosca, é a redução da qualidade do couro dos animais que sofreram altas infestações, pois o grande número de picadas acarreta uma reação na pele do animal que gera espessamento desta, com isso o couro se torna de menor qualidade.

Reforçando que este parasita causa grandes perdas econômicas, Grisi, 2014, relata que os prejuízos anuais são de U$$ 2,56 bilhões/ ano.

Este ectoparasita possui ampla distribuição geográfica, foi identificado no Brasil primeiramente em Roraima, entre 1976 e 1977, ficou confinada no Norte do país por volta de 10 anos, devido a barreira natural formada pela Floresta Amazônica. Foi distribuída posteriormente através do transporte de gado realizado sem critério sanitário, a partir disto se dispersou com facilidade. Atualmente encontra-se distribuída por todo o país pois o clima é bastante favorável para seu desenvolvimento e reprodução.

Para um tratamento eficaz, instituições de pesquisa e laboratórios veterinários desenvolveram formulações fosforadas de liberação lenta em brincos impregnados, o que hoje possui os melhores resultados no combate de moscas.

Porém, o tratamento de forma errônea por subdosificação devido a permanência do brinco por mais tempo, pode levar a seleção de parasitos resistentes. Outro fator que pode alterar os resultados é a forma como o brinco é aplicado, pois a perda deste devido à má colocação resulta em tratamento não realizado.

Um comentário sobre “Veja Como Eliminar as Moscas-dos-Chifres de Maneira Eficaz.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s